Notícias

 | 14/11/2008 16h23min

Hillary rejeita "especular" sobre possível nomeação como secretária de Estado

Senadora disse que "qualquer pergunta a respeito deve ser dirigida à equipe de transição" de Obama

A senadora por Nova York Hillary Clinton não quis nesta sexta-feira "especular" sobre a possibilidade de ser nomeada secretária de Estado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama. Ela disse que a pergunta deve ser respondida pela equipe de transição do próximo líder da Casa Branca. 

— Não vou especular nem dizer nada sobre a próxima Administração do presidente eleito — disse Hillary ao início de um discurso na cidade de Nova York sobre investimentos públicos no transporte urbano.

A senadora e ex-primeira-dama dos EUA, que foi adversária de Obama na batalha pela candidatura do partido democrata à presidência do país, disse à imprensa que "qualquer pergunta a respeito deve ser dirigida à equipe de transição" do governante eleito.

O nome de Hillary Rodham Clinton como possível cabeça do Departamento de Estado surgiu de uma notícia no site da NBC, que citava declarações de dois assessores que indicaram ao veículo que a senadora "está sendo considerada para ser secretária de Estado".

Segundo a NBC, aqueles que conhecem a senadora democrata acreditam que ela "possivelmente" aceitaria o cargo.

No entanto, o escritório da ex-primeira-dama disse que qualquer decisão sobre a composição do Gabinete corresponde unicamente ao presidente eleito e à sua equipe.

A imprensa americana especula sobre a possível composição do gabinete de Obama e para dirigir a diplomacia americana foram mencionados outros nomes, além de Hillary.

Na lista de nomes cogitados como titular do Departamento de Estado estão o senador John Kerry, ex-candidato presidencial em 2004, e o governador do Novo México, Bill Richardson, e, segundo a NBC, outra opção poderia ser o ex-senador Tom Daschle.

Confira gráfico:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.